No tantra, bindu é considerado o núcleo, ou a morada da matéria, o ponto a partir do qual toda a criação se torna manifesto. Na verdade, a fonte do bindu é nos centros superiores do cérebro. Mas devido ao desenvolvimento das emoções e paixões, bindu cai para a região inferior onde é transformado em esperma e óvulos. No nível mais alto, bindu é um ponto. No nível inferior, é uma gota de líquido, que escorre do orgasmo masculino e feminino.
De acordo com o tantra, a preservação do bindu é absolutamente necessária por duas razões: Em primeiro lugar, o processo de regeneração só pode ser realizado com a ajuda do bindu. Em segundo lugar, todas as experiências espirituais ocorrem quando há uma explosão de bindu. Esta explosão pode resultar na criação de um pensamento ou de qualquer coisa. Portanto, no tantra, certas práticas são recomendadas pelo qual o parceiro masculino pode parar a ejaculação e manter o bindu.
De acordo com o tantra, a ejaculação não deveria ocorrer. Deve-se aprender a pará-lo. Para este propósito, o parceiro masculino deve aperfeiçoar as práticas de mudra vajroli bem como moola bandha e uddiyana bandha. Quando estes três kriyas são aperfeiçoados, um é capaz de parar a ejaculação completamente em qualquer ponto da experiência.
A ejaculação não é evitada por causa da perda em termos de estrutura química do sêmen, mas porque ela traz para baixo o nível de energia. O ato sexual culmina em uma experiência particular que é alcançado apenas no ponto de explosão de energia. A menos que a energia explode, a experiência não pode ter lugar. Mas esta experiência tem de ser mantida, de modo que o nível de energia continua a ser elevado. Quando o nível de energia cai, a ejaculação ocorre. Portanto, a ejaculação é evitada, não tanto para preservar o sêmen, mas porque provoca uma depressão no nível de energia.
Para fazer esta energia viajar para cima através da espinha, kriyas yoga hatha certas têm de ser dominado.
A experiência que é concomitante de energia tem que ser aumentada para os centros superiores. Só é possível fazer isso se você é capaz de manter essa experiência. Enquanto a experiência continua, você pode direcioná-la para os centros superiores. Mas assim que o nível de energia sofre de depressão, a ejaculação vai acontecer.
Ejaculação traz para baixo a temperatura do corpo e, ao mesmo tempo, o sistema nervoso sofre depressão. Quando os sistemas nervoso simpático e parassimpático sofrem de depressão, afeta o cérebro. É por isso que muitas pessoas têm problemas depressivos. Quando você é capaz de reter o sêmen sem ejacular em tudo, a energia no sistema nervoso e a temperatura em todo o corpo são mantidos. Ao mesmo tempo, você está livre do sentimento de perda, depressão, frustração e culpa. Retenção também ajudará a aumentar a frequência sexual, e que é melhor para ambos os parceiros. O ato sexual não tem que criar fraqueza ou dissipar a energia, ao contrário, ele pode se tornar um meio de explodir a energia. Portanto, o valor de reter o bindu não deve ser subestimado.
Em hatha yoga há certas práticas que devem ser aperfeiçoadas para este fim. Você deve começar com asanas, como Paschimottanasana, shalabhasana, vajrasana, vajrasana Supta e siddhasana. Estes são benéficas, pois colocar uma contração automática sobre os centros mais baixos. Sirshasana é também importante porque ventila o cérebro de modo que todas as suas experiências serão experiências saudáveis. Quando essas posturas têm sido dominados, shambhavi mudra é aperfeiçoada a fim de manter a concentração constante em Bhrumadhya. Então vajroli mudra tem que ser praticado em conjunto com moola bandha e uddiyana bandha em kumbhaka. Prática de kumbhaka é necessária enquanto a ejaculação está sendo realizada. Retenção da respiração e do bindu andam de mãos dadas. Perda de kumbhaka é a perda de bindu, e perda de bindu é a perda de kumbhaka.
Durante a kumbhaka, quando você está mantendo a experiência, você deve ser capaz de dirigi-lo para os centros superiores. Se você é capaz de criar um arquétipo desta experiência, a forma de uma serpente ou uma continuidade luminosa, então o resultado será fantástico. Assim, na vida espiritual, bindu deve ser preservado a todo custo. - Swami Satyananda Saraswati
Padma Sherab
Padma Sherab